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Sistema de RH - como analisar para contratar


Sistemas de Gestão de Pessoas, ou de Recursos Humanos - RH - podemos encontrar muitos no mercado. Alguns bons, completos, de fácil utilização, outros nem tanto. Conhecer o sistema, fazer uma rápida análise, possibilita determinar a sua abrangência, a facilidade de uso e custo, sem grande dificuldade. 

Mas é apenas isso que devemos considerar para contratar um sistema?

Vamos analisar outros aspectos importantes a considerar na decisão da contratação:

 

Funcionar bem / ser fácil de usar

O sistema deve ser de uso fácil e intuitivo. É óbvio que se não funcionar bem, sua empresa irá abandoná-lo rapidamente. Também deverá apresentar um manual bem completo incluindo os conceitos usados para que facilite a compreensão e uso do sistema. Lembre-se de que quanto melhor for o sistema e de mais fácil uso, menos solicitações de suporte serão necessárias.

 

Rapidez na resolução de problemas 

Um ponto importante é o tratamento que sua empresa receberá quando o sistema apresentar um problema. Sim, todos os sistemas eventualmente apresentam problemas. Se uma empresa disser o contrário, é obvio que estará mentindo. A diferença estará em como essa situação será tratada pelo fornecedor do sistema. O correto é que analise o que foi relatado, constate a existência do problema, e o corrija muito rapidamente, se possível, em menos de 24 horas.

 

Agilidade e assertividade na resolução de dúvidas do usuário 

Outra situação é quando tiver uma dúvida sobre a utilização do sistema. São famosos: "onde" e "como" se faz determinado registro, "como" determinado relatório chega a tais valores, ou ainda "por que" um relatório é estruturado de determinada forma. Do mesmo modo, é importante que a resposta seja imediata, e assertiva. Passar por vários ramais e vários atendentes, e às vezes no final alguém dizer que vai verificar e retorna depois, é...  inadmissível. Isso sem considerar os aspectos ilegais contidos em tais procedimentos.


Abrangência do sistema
O sistema deverá ser bem completo, atendendo a todos os processos da área de Desenvolvimento de RH. Uma situação comum é estar buscando um sistema para atender somente um ou dois processos de RH (Avaliação de Desempenho, Feedbacks, Treinamentos), e encontrar varias opções. Mas as “não prioridades” de hoje serão prioridades no futuro, isso é inevitável.
E quando isso acontecer, se o sistema não atender, qual será a saída? Contratar outro sistema para funcionar em paralelo – a famosa colcha de retalhos - ou mudar de sistema? Analisando bem, nenhum desses caminhos é bom. Ambos envolvem muito trabalho para a área e custos para a empresa.


 
Atualizações contínuas do sistema 
Outro ponto é com respeito às atualizações do sistema. Está sempre atualizado, acompanhando as novidades e tendências do mercado? As sugestões apresentadas pelos clientes são consideradas e analisadas? Qual a frequência das novas versões?


 
Atendimento ao usuário 
Até aqui falamos de alguns aspectos obrigatórios no serviço que acompanham os bons sistemas, pontos que não são tão fáceis de serem verificados antes da contratação. Mas é possível diminuir o grau de incerteza. Por isso, conversar com empresas que já são clientes do sistema possibilita saber como é o atendimento, o suporte, no dia a dia da utilização. Consultar depoimentos de clientes também é de grande valia.


 
Metodologia de trabalho 
Outro ponto a considerar é a metodologia de trabalho de Gestão de Pessoas que norteia o sistema. A empresa que fornece o software deverá ter profissionais que dominem essa metodologia para possibilitar um "upgrade" no atendimento, tornando o sistema (e o serviço que o acompanha) diferenciado no mercado.


 
Custo benefício adequado
Este é um ponto crucial. Um sistema caro pesará no orçamento da área, e a empresa passará a buscar outra solução (mais trabalho para o RH ao migrar de sistema), ou pior, pensará em desenvolver um sistema próprio (muito mais trabalho para o RH, pois terá que definir e testar o novo sistema), além dos custos associados com a mudança (contratação, treinamento dos usuários, etc...).


Sistema RH1000 

Conheça o Sistema RH1000 - www.rh1000.com.brUtilize-o na sua organização. Ele permitirá a informatização de toda a área de Desenvolvimento de RH, aumentando a produtividade e melhorando o desempenho.

Por atender a estes itens analisados, o RH1000 tem muitos clientes que trabalham com ele a mais de 10 anos – o mais antigo está conosco desde 1992. Você vai se surpreender positivamente com o excelente custo benefício do sistema.

Ter os processos de RH bem implantados e gerenciados farão uma grande diferença na produtividade e desempenho da organização, aumentando o comprometimento e a retenção dos bons profissionais. Fazer estes processos e controles em Excel é inviável, exceto para empresas muito pequenas.


RH1000 - algumas de suas funções:

  • Acesso pela Internet, sem instalação, já preparado para smartphone.
  • Manter o registro do Perfil dos Cargos completo, bem descrito e atualizado.
  • Definir e divulgar as Políticas de RH e procedimentos da empresa.
  • Avaliação de Desempenho por Competências 360º e por Metas, com análises Nine-Box.
  • Feedbacks dos Gestores e 360º dos profissionais para apoiar as avaliações.
  • Gestão por Metas, alinhadas com os objetivos da organização.
  • Gerenciamento da área de Treinamento e PDIs com a preparação do PAT (Plano Anual de Treinamentos).
  • Controle dos Treinamentos obrigatórios e/ou com validade (legislação) com Alerta automático.
  • Registro do PDI (Plano de ações de Desenvolvimento Individual) a partir do perfil do cargo.
  • Implantação do Plano de Sucessão.
  • Controle de Multifuncionalidade dos profissionais.
  • Gerenciamento da área de Seleção com workflow de aprovação das vagas.
  • Histórico Profissional na empresa e antes dela.
  • Plano de Carreira preparado por cada profissional (melhora a retenção e preparação dos profissionais).
  • Pesquisas de Clima periódicas (possível responder por smartphone).
  • Alertas automáticos das pendências existentes, com definição da periodicidade e destinatários.
  • Atende as diversas auditorias (ISO-9000, ISO-14000, ....).

Entre em contato e assista uma apresentação do RH1000 - acesse o site www.rh1000.com.br. Com certeza você vai se surpreender com o excelente custo benefício do sistema e se tornará mais um integrante da família RH1000.  


RH1000

O RH1000 é a ferramenta mais moderna do mercado brasileiro. Perfeito para empresas que querem implantar o RH Estratégico garantindo o seu crescimento e sustentabilidade. Desenvolvido pela OHL BRAGA que atua há 37 anos em todo o mercado nacional.

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