NR01 – Gestão de Riscos na atuação de RH


A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) é a base das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Brasil. Seu objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.  Para isso, a NR-1 define regras claras sobre as responsabilidades de empregadores e empregados


A NR1 aborda o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que reúne diretrizes para identificar, avaliar e controlar riscos ocupacionais — incluindo riscos psicossociais. Desde que foi criada, em 1978, a Norma Regulamentadora No. 1 (NR01)  tem sido fundamental na prevenção de doenças e acidentes ocupacionais. 


Até então, seu foco estava quase totalmente voltado para a gestão de riscos físicos, químicos e biológicos. Mas, com o crescente debate sobre saúde mental no trabalho, surgiu a necessidade de ampliar o leque de diretrizes.  


Desde 2019 a OMS – Organização Mundial  da Saúde oficializou o burnout como uma doença ocupacional diante de estudos e estatísticas que  comprovaram  que milhões de pessoas conviviam com transtornos mentais.  Com a evolução da estatística e o avanço progressivo no diagnóstico de doenças psicossomáticas relacionadas ao trabalho, passou-se a discutir e a resguardar a saúde psíquica do trabalhador. Esses fatos foram os responsáveis pela inclusão dos Riscos Psicossociais na Portaria do MTE no. 1.419/2024.

 

Gestão de Riscos Psicossociais

Assim, nasceu a nova NR-1. Publicada pela Portaria MTE nº 1.419/2024, ela entrará em vigor a partir do dia 26 de maio de 2025  e traz como principal novidade a inclusão dos riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). 


Na prática, isso significa o estabelecimento de exigências legais para que as empresas garantam a saúde mental e o bem-estar emocional dos colaboradores, incluindo a adoção de medidas para: 
  • Identificar, avaliar e gerenciar riscos psicossociais; 
  • Prevenir a sobrecarga de trabalho e o adoecimento mental; 
  • Criar ambientes de trabalho mais saudáveis; 
  • Coibir qualquer tipo de assédio. 

 

Impactos da Nova NR01 à área de RH

A nova NR-1 aborda mudanças significativas no local de trabalho e, a área de RH é a principal responsável por fazer a gestão dos profissionais estando atenta as transformações que acontecem nas relações de trabalho.


Muitas das estratégias precisarão ser repensadas ou até mesmo criadas do zero para assegurar o cumprimento das novas exigências recairão sobre o departamento de RH . Entre as principais responsabilidades do RH nessa jornada, destacam-se: 
  • Revisar as políticas de bem-estar e dos benefícios corporativos oferecidos aos colaboradores; 
  • Incorporar treinamentos específicos sobre saúde mental no ambiente de trabalho; 
  • Criar um processo contínuo de avaliação e monitoramento dos riscos psicossociais; 
  • Implementar canais  para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas preocupações e buscar apoio 
  • Desenvolver as lideranças, visando prepará-las para identificar sinais de estresse e sobrecarga, além de criar um ambiente de apoio mútuo. 

 

Desafios do RH 

Além de coordenar as iniciativas acima, o RH também deve estar preparado para lidar com os desafios que podem dificultar o cumprimento da nova NR-01. 

  • Lidar com a cultura da empresa que pode minimizar ou ignorar a importância da saúde mental dos trabalhadores
  • Lidar com a resistência da alta gestão devido aos custos adicionais que provavelmente serão demandados pelas novas políticas, treinamentos e benefícios .
  • Advogar pela saúde mental, destacando os benefícios dessas mudanças, não somente para os colaboradores, mas para a empresa em sua totalidade. 

 

Garantir  conformidade com a Nova NR01. 

Para garantir os quesitos da Nova RH01 será necessário cuidar dos seguintes processos:

1. Identificação dos Fatores de Riscos – carga excessiva de trabalho, assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, conflitos interpessoais e insegurança no emprego

2. Aplicação de ferramentas de avaliação –  questionários padronizados, entrevistas, observação do ambiente de trabalho e análise de absenteísmo

3. Treinamento e Sensibilização de Lideres e profissionais - capacitação de gestores para identificar sinais de estresse e burnout, além de palestras sobre saúde mental aos colaboradores;

4. Desenvolvimento de um Plano de Ação – revisão de políticas internas, flexibilização de horários,  gestão humanizada e criação de espaços de apoio psicológico

5. Monitoramento contínuo - reavaliação periódica dos riscos psicossociais e medição dos indicadores de bem-estar dos trabalhadores. 


Check List de Riscos Psicossociais

  • Carga de trabalho excessiva/ jornada prolongada
  • Pressão por resultados / alta pressão emocional
  • Trabalho com demandas divergentes (ordens divergentes, metas incompatíveis entre si, exigência de qualidade X quantidade, entre outras)
  • Assédio de qualquer natureza: moral e sexual
  • Trabalho em condições de difícil comunicação
  • Falta de autonomia / controle excessivo
  • Ambiguidade ou conflito de papel
  • Excesso de conflitos hierárquicos
  • Clima e cultural organizacional tóxico
  • Falta de reconhecimento / recompensa
  • Insegurança no trabalho/ medo de demissão
 

Sugestão de um Protocolo para operacionalizar a Nova NR 01

O Sistema RH1000 de Gestão de pessoas sugere um protocolo que irá garantir a conformidade e as exigências da Nova NR 01.

Estaremos apresentando junto com esse protocolo as ferramentas do Sistema RH1000 que irão ajudar na prevenção e mitigação dos RISCOS OCUPACIONAIS E PSICOSSOCIAIS

 

                 

 



O  QUE FAZER



FERRAMENTAS

Sistema RH 1000



Mapeamento dos Riscos



Realização de diagnóstico para se aferir os Riscos Ocupacionais e Psicossociais

 

Pesquisa dos Riscos Ocupacionais e Psicossociais


Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisas e Entrevistas com profissionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Análise e classificação dos Riscos

 

 

Análise das entrevistas de Feedback One on One entre líder e liderado. 


Em entrevista de desligamentos

 

 

Análise do diagnóstico da Pesquisa de Clima Organizacional

 

Análise os Indicadores Organizacionais

 

Análise da Avaliação Onboarding

 

Criação de um Plano de Ações para gerenciamento  e manutenção do Clima Organizacional e dos Riscos, resolvendo os pontos críticos apontados nas pesquisas 


Classificação dos Riscos, separando-os em: físicos, químicos, biológicos e psicossociais


Gestão de Feedbacks



Entrevistas de Desligamentos

 

Pesquisa de Clima

 

 

 

 

Avaliação Onboarding

Manutenção e monitoramento do Clima e dos Riscos

Análise do bem-estar do profissionais

 

 

Análise do nível de influência da rádio peão

 

Divulgação para a empresa do Plano de Ação para manutenção do clima e mitigação dos riscos

 

Atualização e divulgação de políticas, de fatos e ocorrências empresariais, garantindo a ciência dos profissionais e a transparência de informações

Termômetro do nível de humor dos profissionais

 

 

 

 

 

 

 Políticas da Empresa

 


 




O  QUE FAZER



FERRAMENTAS

Sistema RH 1000

 

 

 

 

 

 




MEDIDAS PREVENTIVAS

Criar políticas internas de prevenção ao assédio moral e sexual

 

Oferecer programas de bem-estar e suporte psicológico

 

Realizar treinamentos de sensibilização a líderes e profissionais

 

Promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

 

Incentivar gestão humanizada

 

Desenvolver Plano de Carreira

 

Atualizar Descrição de Cargos e Responsabilidades


Promover  Avaliação Funcional do profissionais

 

Políticas da Empresa

 

 

 

 

 

Plano diretor de Treinamento

 

 

 

 

 

 

Plano de Carreira

 

Perfil de Cargo e Qualificações


Avaliação Funcional



MEDIDAS CORRETIVAS

 

Implementar Canal de Denúncia

 

Criar procedimentos para investigação e mitigação de riscos descobertos

 

Realizar treinamentos e sensibilização: líderes e profissionais

 

Canal de Sugestão e Denúncia




Plano diretor de Treinamento

 

 

  

O  QUE FAZER

FERRAMENTAS

Sistema RH 1000

Relatórios periódicos de Riscos e 

 

Atualização do PGR – programa de gerenciamento de riscos

 

Relatórios de acompanhamento de saúde mental

 

 

Evidências de treinamentos e campanhas

Pesquisa de Riscos

 

 

 

 

Termômetro do nível de Humos dos profissionais

 

Relatórios de Treinamentos Realizados

 

Listas de presença

 

Ciência e assinatura de Politicas

 


Check  List de Programas para mitigar Riscos

  • Pesquisa de Riscos
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Feedback One on One
  • Canais de denúncias e sugestões
  • Treinamentos: Inicial, Periódico e Eventual
  • Canais de Comunicação: mural, jornais
  • Análise de Indicadores organizacionais
  • Medição do Nível de Humor
  • Suporte psicológico
  • Rodas de Conversa
  • Revisão perfis de cargo
  • Plano de Carreira
  • Avaliação Funcional

 

 Soluções para mitigar Riscos -  Medidas Preventivas

 

MEDIDAS PREVENTIVAS


ATIVIDADES



Gestão humanizada e liderança positiva

  • Desenvolvimento de líderes
  • Estímulo ao feedback One on One
  • Evitar micro gestão e controle excessivo

 




Bem-estar e saúde mental

  • Programas de apoio psicológico
  • Programa de benefícios ao bem-estar
  • Ações de qualidade de vida no trabalho
  • Ambiente de descompressão na empresa
  • Roda de conversa

 



Equilíbrio de vida pessoal e profissional

  • Política de flexibilidade de horário
  • Incentivo ao home office ou trabalho híbrido
 



Gestão da carga de trabalho e organização

  • Revisão dos Perfis de Cargo e responsabilidades
  • Distribuição justa de tarefas e papéis
  • Metas e prazos realistas
  • Programa Onboarding

 






Prevenção a Assédio de conflitos interpessoais

  • Tolerância zero a assédio moral e sexual
  • Criar código de conduta pessoal claro e acessível
  • Treinamento sobre ética e respeito no ambiente de trabalho
  • Treinamentos sobe comunicação não violenta
  • Workshop sobre trabalho em Equipe e Resolução de Conflitos

 



Fortalecimento da comunicação e segurança psicológica

  • Estímulo ao diálogo e escuta ativa
  • Transparência e divulgação as decisões
  • Reuniões periódicas para alinhamento
 




Desenvolvimento profissional e reconhecimento

  • Plano de carreira estruturado
  • Programa de treinamento e desenvolvimento individual – PDI
  • Programas de reconhecimento, incentivo e meritocracia
  • Programa Onboarding