Avaliação 360 - definição dos Avaliadores

Pontos que serão abordados:
  • Os Pesos ideais dos avaliadores numa Avaliação 360º.
  • A importância e os ganhos de ter a Auto-avaliação.
  • As diferentes percepções dos avaliadores e sua importância no processo da avaliação.
  • Conceituação correta dos Pares na avaliação.

Gestor como avaliador

O Gestor geralmente tem o máximo Peso possível, afinal ele trabalha diretamente com o avaliado e conhece perfeitamente o profissional, as exigências do cargo do mesmo, os objetivos da área e da empresa.

Auto-avaliação

A Auto-avaliação terá o menor Peso possível, tendo como principal objetivo conhecer a auto percepção do avaliado e interferir pouco na sua avaliação final. Ao realizar a auto-avaliação, o profissional se deterá atentamente ao que é esperado dele em termos de ações e comportamentos ao executar as tarefas e funções esperadas dele no exercício do seu cargo. Nesse processo irá descobrir oportunidades de como melhorar seu desempenho.

Pares

A avaliação dos Pares do avaliado permitirá saber como ele é percebido por outros profissionais de outras áreas da empresa, tendo geralmente um peso intermediário.

Conceituação dos Pares

Em um Ciclo de Avaliação por Competências, os Pares não poderão pertencer à cadeia de comando do profissional (estar entre seus gestores ou subordinados), e deverão ter trabalhado com ele no período considerado na avaliação. Podem ser profissionais de outros níveis em relação ao avaliado, ou seja, os Pares de um Coordenador não precisam ser outros coordenadores da organização. .

Subordinados

A avaliação dos Subordinados possibilita aos gestores conhecerem sua atuação como gestor, tendo geralmente um peso intermediário.

São esses "pequenos cuidados" que agregam valor ao processo da Avaliação, detalhes esses que se não forem levados em conta poderão impedir a organização de atingir os resultados esperados, quais sejam, áreas transformadas em equipes, com melhor desempenho e produtividade de todos os profissionais.

Pesos a utilizar entre os avaliadores numa Avaliação por Competências 360. Os ganhos da Auto-avaliação.


OHL BRAGA

É uma consultoria de Gestão de Pessoas que atua desde 1987 no mercado brasileiro, implantando Avaliação de Desempenho, Gestão por Competências e Treinamento e capacitando Gestores.

A partir da metodologia que desenvolveu ao realizar estes trabalhos em mais de 1.000 clientes neste período foi desenvolvido o Sistema RH1000 de Gestão de Pessoas

RH1000

O RH1000 é a ferramenta mais moderna do mercado brasileiro. Perfeito para empresas que querem implantar o RH Estratégico garantindo o seu crescimento e sustentabilidade. Desenvolvido pela OHL BRAGA que atua há 33 anos em todo o mercado nacional.

NOSSOS CONTATOS

Conheça nossos canais de atendimento

contato@rh1000.com.br

(11) 3729-4662

Lapa, São Paulo - SP

Copyright © 2020 RH1000 Sistema de Gestão de Pessoas por Competências - Todos os direitos reservados.