O 1° sistema de gestão de pessoas do Brasil

Fomos os pioneiros a se especializar em Gestão de Pessoas

#Atuando no RH há 37 anos

Mulher de braços cruzados
Linha do tempo do RH1000 Linha do tempo do RH1000

Ohl Braga

Em Maio de 1987, dois profissionais, Fátima Ohl Braga (pedagoga) e Mauro Braga (engenheiro eletrônico), casados, fundaram a Ohl Braga. A empresa nasceu já nasceu com duas áreas: Consultoria de RH e Sistemas de RH. Em Maio de 1987, Bruno, filho dos fundadores, hoje sócio da empresa, tinha apenas cinco meses de idade, enquanto Adriano, nosso outro sócio, nasceria dois meses mais tarde em Julho.

A pedagoga Fátima Ohl Braga atua em Recursos Humanos desde 1978, é uma autodidata, estudiosa de administração de empresas com foco na gestão de pessoas, e trabalhou em empresas como Alpargatas, Correios, Manah e grupo Votorantim. O foco da área de Consultoria foi desenvolver programas de avaliação de desempenho e programas comportamentais com foco em líderes e demais profissionais das empresas, com o objetivo de estruturar e alinhar a gestão de pessoas à estratégia de cada organização na busca de resultados. Como consultora atuou em muitas empresas, como a Avon, Duke Energy, Grupo Protege, Trumpf, Melhoramentos Papéis, Aperam, Casa Flora, entre outras.

O engenheiro Mauro Braga iniciou sua carreira atuando como engenheiro de desenvolvimento nas empresas Gradiente, Prológica, Sharp e Ford. Autodidata, a partir de 1986 enveredou nas áreas de RH, sistemas de gestão e administração de empresas. O fato de ter trabalhado em empresas bem estruturadas com diferentes culturas (brasileira, japonesa e americana), contribuiu para a criação da "Cultura Ohl Braga de Gestão de Pessoas", cuja Metodologia foi implementada no Sistema RH1000.

Em Janeiro de 2018 o sócio Adriano Abduch, Diretor da área de Desenvolvimento, entrou para a sociedade.

Em Agosto de 2023 o sócio Bruno Braga, Diretor da área Comercial, entrou para a sociedade.

O primeiro sistema - Lei 6297/75 de Incentivos ao Treinamento nas organizações

O primeiro sistema, da Lei 6297, foi desenvolvido e lançado em 1987 e era usado pelas empresas para gerenciar os incentivos fiscais dados a investimentos na área de Treinamento; essa Lei 6297 permitia investir 10% do Lucro anual em projetos de formação profissional. Esse incentivo atraiu o interesse principalmente das grandes e médias empresas, que o utilizaram intensamente, pois além dos investimentos em treinamento e desenvolvimento dos seus profissionais, também poderiam ser incentivadas a compra de equipamentos e a construção ou instalação de centros de formação profissional relacionados com Recursos Humanos.

Os dados dos investimentos realizados em treinamentos, estrutura de RH e outros precisavam ser bem precisos, pois os relatórios eram entregues ao CFMO (Conselho Federal de Mão de Obra) através das unidades do SENAI, além de serem informados no imposto de renda das empresas e publicados nos balanços anuais. A precisão dos dados desses relatórios eram cruciais para que as empresas não tivessem problemas fiscais. O nosso Sistema da Lei 6297 de Incentivos recebeu a aprovação formal do CFMO, o que facilitou sobremaneira a comercialização do sistema.

Os primeiros clientes

Entre os primeiros clientes figuraram empresas como (em ordem alfabética): Aços Villares, Alpargatas, Arno, Avon, Basf, Banco Cidade, Banco Lloyds, Banco Safra, Banco Sudameris, Bayer, Brinquedos Bandeirante, Casas Pernambucanas, Cargill, Caterpillar, DuPont, Eternit, Eucatex, Gradiente, Grupo Belgo Bekaert, Grupo Camargo Correa, Grupo Coca Cola, Grupo Pão de Açucar, Grupo Votorantim, Hospital São Luís, Johnson & Johnson, Kodak, KPMG, Melhoramentos Papéis, Mercedez Benz, Mobil Oil, MWM Motores, Nadir Figueiredo, NEC do Brasil, Nestlé, Oxiteno, Panasonic, Porto Seguro Seguros, Refinações de Milho Brasil (Maizena), Ripasa Papel e Celulose, Scania, SERASA, Siemens, SKF, Suzano Papel e Celulose, Tintas Coral, Ultragás, Xerox, dentre outras.

Sistemas de Recursos Humanos

O futuro da empresa não poderia ficar apoiado somente no sistema da Lei 6297, lei que poderia ser extinta. Esta lei foi instituída em 15Dez1975 (governo Geisel) e alavancou as áreas de Recursos Humanos nas empresas, em especial as áreas de Treinamento. Foi extinta em março de 1990 com o fim dos incentivos fiscais (governo Collor).

Foi desenvolvido o Sistema Ohl Braga, antecessor do Sistema RH1000, para atender de modo amplo as principais necessidades latentes do RH, que existiam independentes da Lei. OS módulos iniciais do sistema foram:

  • CAT (Controle de Atividades de Treinamento) que atendia a ISO9000, foram comercializadas mais de 400 cópias;
  • CV (Gestão de Seleção e Banco de Currículos);
  • AD (Avaliação de Desempenho por Competências).

O desenvolvimento desse sistema foi iniciado ainda em 1987, tendo oito módulos na sua versão final pelo início da década 2000. Inicialmente ficava instalado em um único computador com a base de dados local (stand alone), e backup diário em disquetes. Depois passou a ser instalado no servidor da empresa para uso pelos usuários de RH através da rede da empresa.

O sistema teve algumas novas versões em função das mudanças de tecnologia nas quais o sistema foi reescrito, com grandes alterações. As principais versões foram:

  • 1987 - a versão inicial do Sistema (stand alone) operava com o sistema operacional DOS, em computadores isolados;
  • 1993 - nova versão do Sistema operando em rede com o sistema operacional DOS, trabalhava em vários computadores da empresa, com o sistema instalado no servidor da empresa (Rede de computadores);
  • 2009 - Sistema RH1000 em Nuvem (Internet), com o sistema e a base de dados na Nuvem, sem instalação nas empresas clientes.

Sistema RH1000

O atual Sistema RH1000 de Gestão Estratégica de Pessoas foi desenvolvido a partir do antigo Sistema de RH Ohl Braga, que foi totalmente redesenhado. É um sistema na Nuvem, apoiado na Internet, muito seguro, que atende 100% a Lei LGPD.

O Sistema RH1000 foi lançado em 2009, quando os clientes do sistema anterior migraram para ele tendo seus dados convertidos o novo sistema. Atende plenamente a grandes, médias e pequenas empresas, inclusive Consultorias, sendo disponibilizados em módulos integrados.

Interessante notar que em 2009 quando foi lançado o RH1000 (versão Web), muitas empresas atualmente concorrentes do Sistema sequer existiam.

O RH1000 lança novas versões periodicamente (a cada 15 dias) mantendo o sistema sempre atualizado e antenado com as necessidades dos clientes e com as tendências do mercado.

O sistema está preparado para funcionar em celulares (responsivo), visando promover mais integração dos profissionais com a empresa, e consequentemente com o RH.

Atendimento via WhatsApp WhatsApp