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Sistema de RH - análise completa para contratar


16/Nov/2016

Sistemas de Recursos Humanos - RH - pode-se encontrar muitos no mercado. Alguns bons, completos, de fácil utilização, outros nem tanto. Conhecer o sistema, fazer uma rápida análise, possibilita determinar a sua abrangência, a facilidade de uso e custo, sem dificuldades. Mas é apenas isso que devemos considerar para contratar um sistema?


Vamos analisar outros aspectos importantes a considerar na decisão da contratação:


Rapidez na resolução de problemas. Um ponto importante é o tratamento que sua empresa receberá quando o sistema apresentar um problema. Sim, todos os sistemas eventualmente apresentam problemas. Se uma empresa disser o contrário, é obvio que estará mentindo. A diferença estará em como essa situação será tratada pelo fornecedor do sistema. O correto é que analise o que foi relatado, constate a existência do problema, e o corrija muito rapidamente, se possível, em menos de 24 horas.


Agilidade e assertividade na resolução de dúvidas do usuário. Outra situação é quando tiver uma dúvida sobre a utilização do sistema. São famosos: "onde" e "como" se faz determinado registro, "como" determinado relatório chega a tais valores, ou ainda "por que" um relatório é estruturado de determinada forma. Do mesmo modo, é importante que a resposta seja imediata, e assertiva. Passar por vários ramais e vários atendentes, e às vezes no final alguém dizer que vai verificar e retorna depois, é...  inadmissível. Isso sem considerar os aspectos ilegais contidos em tais procedimentos.


Atualizações contínuas do sistema. Outro ponto é com respeito às atualizações do sistema. Está sempre atualizado, acompanhando as novidades do mercado? As sugestões apresentadas pelos clientes são consideradas? Qual a frequência das novas versões?


Atendimento ao usuário. Até aqui falamos de alguns aspectos obrigatórios no serviço que acompanha os bons sistemas, pontos que não são tão fáceis de serem verificados antes da contratação, mas são possíveis. Por isso, conversar com empresas que já são clientes do sistema possibilita saber como é o atendimento, o suporte, no dia a dia da utilização. Consultar depoimentos de clientes também é de grande valia,


Metodologia de trabalho. Outro ponto a considerar é a metodologia de trabalho da área de RH que está embutida no sistema. A empresa que fornece o software deverá ter profissionais que dominem essa metodologia para possibilitar um "upgrade" no atendimento, tornando o sistema (e o serviço que o acompanha) diferenciado no mercado.


Conheça o Sistema RH1000 (www.rh1000.com.br). Utilize-o na sua organização. Ele permitirá, de forma específica, a implantação de toda a área de RH, aumentando a produtividade e melhorando o desempenho.


Registrar o Perfil dos Cargos bem descrito e atualizado, permitir a Avaliação de Desempenho 360 por Competências e por Metas, registrar o PDI (Plano de ações de Desenvolvimento Individual) bem implantados e gerenciados, farão uma grande diferença na produtividade e desempenho da organização, aumentando o comprometimento e a retenção dos bons profissionais. Além disso, possibilitará o gerenciamento das áreas de Treinamento e Seleção e a implantação do Plano de Sucessão e Plano de Carreira. Fazer todos estes processos e controles em Excel é inviável, exceto para empresas muito pequenas.


Conheça o RH1000 no site (www.rh1000.com.br) e assista uma apresentação. Você vai se surpreender positivamente com o excelente custo benefício da proposta. 



Mauro Braga
Consultor empresarial e mentor do Sistema RH1000, é Engenheiro com MBA em Gestão de Negócios


Palavras-chave: Sistema de RH; Software RH





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