(11) 3729-4662
contato_ohlbraga
RH1000 - Sistema de Gestão de Pessoas
Artigos e Reportagens

Software Gestão de Pessoas - RH1000

Qualificações - como implementar certo na Gestão por Competências


27/Nov/2012

Como diferenciar Conhecimento, Experiência e Habilidade para implantar com assertividade

 

Conceito de Qualificação

 

Qualificação, também conhecida por alguns como Competência Técnica, são os requisitos de um cargo que o profissional deve possuir para estar Capacitado a exercer a função com assertividade e eficácia.

Evitamos utilizar o termo competência técnica justamente para não provocar confusão com as competências comportamentais, que são expressas pela ação.

No Sistema RH1000 de Gestão por Competências, desenvolvido pela Ohl Braga, possibilitamos classificar as qualificações em sete (7) classes, que são:

      • Formação
      • Conhecimento
      • Experiência
      • Habilidade
      • Certificação
      • Perfil Pessoal
      • Idioma

 

A dificuldade de diferenciar entre Conhecimento, Habilidade e Experiência

Uma dúvida que surge muitas vezes no processo de implantação da Gestão por Competências é como classificar uma qualificação diferenciando entre Conhecimento, Experiência e Habilidade.

Para facilitar a análise, vamos tomar como exemplo a Qualificação ?Regulagem de motores?.

Se a qualificação for colocada apenas como ?Regulagem de motores?, poderá ser entendida como um Conhecimento necessário, como uma Experiência pedida ou ainda como uma Habilidade solicitada. Como diferenciar para registrar assertivamente?

 

Qualificação como Conhecimento

Podemos entender a qualificação "Regulagem de motores" como um Conhecimento se o cargo requerer que o ocupante tenha apenas conhecimentos do assunto, situação que um estudante de Engenharia Mecânica poderá atender. Isso pode ocorrer mesmo que o estudante nunca tenha trabalhado com um motor.

 

Qualificação como Experiência

Podemos perceber que alguém que tenha o conhecimento irá crescer na qualificação ao adquirir experiência prática, utilizando o conhecimento teórico adquirido anteriormente. Essa atuação prática irá solidificar os conhecimentos teóricos, os quais levarão o profissional a atuar produzindo mais e melhores resultados enquanto adquire experiência.

Entretanto, um mecânico de automóveis poderá ter Experiência na regulagem de motores, mesmo que nunca tenha feito um treinamento a respeito. É obvio que seu desempenho poderá ser melhorado com o treinamento, mas também fica claro que o treinamento não é essencial para conseguir desempenhar a função; isto é observado com frequência nas empresas - profissionais que "aprenderam na prática" e conseguem desempenhar a função.  

Uma conclusão possível: é preferível ter um profissional com prática (irá produzir resultados a curto prazo) a alguém que detêm somente conhecimentos teóricos (que poderá produzir melhores resultados, mas em um prazo bem maior).

 

Qualificação como Habilidade

É uma situação em que o profissional adquire um extremo conhecimento associado com grande prática, o que o leva a obter resultados muito bons e com grande rapidez. Observamos quando o profissional "sente" o que deve fazer para resolver um problema, como se fosse um sexto sentido, e é extremamente rápido e assertivo no seu trabalho.

 

Conclusão: um modo prático para escalonar a Qualificação


Um modo prático para escalonar uma Qualificação pode ser:

  • Conhecimento: detêm apenas o conhecimento sobre determinado assunto, não tendo atuado no assunto (não adquiriu experiência), e muito menos habilidade.

  • Experiência: além de deter conhecimento sobre determinado assunto, atuou ou atua a algum tempo no assunto, tendo adquirido determinada experiência (que não é muito grande, o que levaria a ter habilidade no assunto).

  • Habilidade: além de deter conhecimento sobre determinado assunto, atuou ou atua por um bom tempo no assunto, tendo adquirido mais do que experiência no assunto. O extremo domínio e facilidade de atuar no assunto levam a ter habilidade neste assunto.



Mauro Braga
Engenheiro, Consultor empresarial e mentor do Sistema RH1000


Palavras-chave: Qualificações, Gestão, Capacitação





Política de Segurança | Perguntas Frequentes





Copyright © 2017 RH1000 Sistema de Gestão de Pessoas por Competências - Todos os direitos reservados.