(11) 3729-4662
contato_ohlbraga
RH1000 - Software de Gestão de Pessoas
Artigos e Reportagens

Software Gestão de Pessoas - RH1000

Plano de Sucessão e o Sistema RH1000


11/Jun/2013

Conceito

O objetivo do Plano de Sucessão é gerenciar os possíveis sucessores das posições críticas e / ou estratégicas da organização.
As posições críticas e / ou estratégicas são aquelas de difícil reposição, cujos ocupantes desempenham funções que podem colocar em risco o funcionamento da empresa. Uma posição é caracterizada por um cargo existente em uma área do organograma.
Cada posição terá informações do atual ocupante (pode ser mais de uma pessoa ocupando o mesmo cargo) e dos possíveis sucessores escolhidos pelo RH.


As Situações de cada posição crítica e/ou estratégica podem ser classificadas:

  • Azul - Alto grau de segurança - a média de capacitação dos dois melhores sucessores da posição é maior ou igual a 90% (no máximo 100% que significa estarem totalmente capacitados).
  • Verde - Bom grau de segurança - a média de capacitação dos dois melhores sucessores da posição é maior ou igual que 75% e menor que 90%.
  • Amarelo - Regular grau de segurança - a média de capacitação dos dois melhores sucessores da posição é maior ou igual que 50% e menor que 75%.
  • Vermelho - Baixo grau de segurança - a média de capacitação dos dois melhores sucessores da posição é menor que 50%.


O Índice percentual de cada posição é a média aritmética das capacitações percentuais dos dois melhores sucessores da posição. Caso tenha apenas um sucessor, o valor percentual da capacitação deste talento será divido por dois para obter-se o índice da posição; isto é feito porque ter apenas um sucessor para a posição eleva o risco de eventualmente não ter ninguém preparado (por exemplo, se o ocupante e o único sucessor saírem da empresa em curto espaço de tempo).


Índice de Capacitação - o cálculo do índice é a média aritmética da situação das qualificações requeridas pelo cargo analisado na posição, a partir dos seguintes valores:

  • Caso o talento considerado atenda ou supere o nível requerido pela qualificação do cargo, contabiliza 100% para a qualificação;
  • Caso o talento considerado esteja abaixo do nível requerido pela qualificação do cargo, contabiliza 50% para a qualificação;
  • Caso o talento considerado não tenha a qualificação requerida pela qualificação do cargo ou esta não tenha sido avaliada, contabiliza 0% para a qualificação.

 

Clique e confira outros programas e soluções que a empresa Ohl Braga oferece.



Mauro Braga
Engenheiro, Consultor empresarial e mentor do Sistema RH1000


Palavras-chave: Plano de Sucessão, Capacitação





Política de Segurança | Perguntas Frequentes





Copyright © 2017 RH1000 Sistema de Gestão de Pessoas por Competências - Todos os direitos reservados.