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Gestão de Pessoas e a ISO-9000


3/Fev/2014

Conheça a metodologia antes e após 2.000



Antes de 2.000

Quais eram as exigências da ISO-9000 referentes à gestão de pessoas até o ano 2.000?

A metodologia estava baseada no princípio de treinar todos os ocupantes de um cargo em determinados treinamentos considerados essenciais. Com isso buscava-se garantir que o desempenho dos profissionais na função resultasse na qualidade requerida. A obrigação das áreas de RH era determinar os treinamentos requeridos por cargo, mapear gap?s (profissionais que não tinham realizado treinamentos requeridos), executar esses treinamentos, e, óbvio, manter as evidências para atender às auditorias.

Nesse processo estava embutido um erro conceitual. A metodologia considerava que uma vez que um colaborador foi treinado em determinada qualificação requerida pelo cargo, ele já estaria capacitado. E o inverso também era válido: a falta de treinamento para um colaborador seria indicativo de que ele não estaria capacitado.

Porém, no mundo real, bem sabemos que ser treinado em algo não significa ter adquirido o conhecimento ou habilidade em questão. Do mesmo modo, a falta do treinamento não significa a ausência do conhecimento ou habilidade requisitado.

No dia a dia, o RH verificava quais colaboradores tinham cursos pendentes (requeridos pelo cargo e ainda não realizados), e programavam a realização desses treinamentos.


A partir de 2.000

A versão atual da ISO-9000, divulgada no ano 2.000, corrigiu esse problema referente à gestão de pessoas.

Quais são as novas as exigências da ISO-9000 referentes à gestão de pessoas após o ano 2.000?

A metodologia atual exige que as empresas implantem a gestão por competências. No tocante à capacitação do profissional para o cargo, a Gestão por Competências está baseada na avaliação do profissional, pelo seu gestor, quanto à apresentação das qualificações requeridas pelo cargo no nível requerido.

O primeiro passo do processo é levantar as qualificações requeridas por cada cargo, geralmente obtidas pelo RH a partir de entrevistas com os ocupantes dos cargos e seus gestores, e posteriormente validadas pelos próprios gestores. As Qualificações são uma extensão do antigo CHA, podendo compreender: Conhecimentos, Habilidades, Formação, Certificações, Experiências, Idiomas e Perfil pessoal.

Caso o gestor avalie que o colaborador possui a qualificação requerida pelo cargo, no nível requisitado, ele estará apto a exercer o cargo nos padrões esperados. Não haverá necessidade de fazer nenhum treinamento, e consequentemente, de ter evidências dos treinamentos para a auditoria. Basta o gestor avaliar e registrar que o colaborador atende à qualificação requerida pelo cargo. Mas atenção: verifique como estão definidos na ISO-9000 os controles e evidencias que devam ser feitos e apresentados pela empresa nas auditorias, para evitar surpresas.

No caso do gestor avaliar que o colaborador não possui uma qualificação requerida pelo cargo, ou possui a qualificação, porém abaixo do nível requisitado, haverá necessidade de executar uma ação de desenvolvimento para que o colaborador adquira a qualificação no nível requerido pelo cargo. Esta ação de desenvolvimento poderá ser um Treinamento (a ação mais conhecida), mas também poderá ser: uma Leitura especializada, um Coaching, um processo de Job Rotation (passar por outras áreas), visitas de Benchmarking (conhecer outras empresas / processos), um curso de Formação, um Estágio em outras áreas, um Mentoring, etc... O importante é garantir que o profissional fique capacitado para exercer sua função conforme esperado.

Após a ação ser realizada, caberá ao gestor avaliar a eficácia da ação desenvolvida, e também reavaliar a Qualificação para o colaborador, atestando que passou a apresentar o requisito.


Quem Somos

Ohl Braga oferece o Sistema RH1000 que incorpora a Metodologia de Gestão de Pessoas por Competências com foco em resultados, sempre trabalhando com uma visão ampla, do negócio como um todo. Realiza trabalhos de consultoria - implantação de Avaliação de Desempenho, Gestão por Competências e treinamentos comportamentais incluindo o desenvolvimento e capacitação de gestores.



Mauro Braga
Engenheiro, Consultor empresarial e mentor do Sistema RH1000


Palavras-chave: ISO-9000, Metodologia, Gestão, Capacitação





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